Está na hora de mudar…

Hoje falo-vos de algo que me diz muito. O nosso mundo! Lugar de todos os destinos que podemos visitar, lugar de todos os animais, o nosso lugar. O lugar que todos temos, o único que é nosso em todo o Universo e que, se continuarmos com a maioria dos nossos comportamentos, vamos perdê-lo. Muitos pensam e sabem que essa perda vai acontecer mas, só daqui a muitos anos e que, já só será problema dos nossos netos. Hmm… não é bem assim.

Deserto do Sahara – Tunísia

Ultimamente, temos ouvido ou lido sobre locais que estão a ser fechados ao público para recuperação devido à quantidade de turistas que por lá passam mensalmente, temos animais a ficar em vias de extinção ou a viver as suas vidas em constante medo e stresse por causa do turismo, constantemente vemos lixo no chão dos locais que visitamos, até mesmo os de mais difícil acesso e, quando os turistas não estão a perturbar os animais, estão a estragar o seu habitat natural.

CHEGA!!

Pelicano – espécie protegida no Parque Nacional Los Haitises

Há tantas formas par continuarmos a ver o nosso mundo sem o arruinar. Não vamos só tentar não causar impacto negativo… vamos tentar fazer tudo de bem pelo nosso planeta e vamos deixar o lugar que visitamos melhor do que o encontramos!

Ficam aqui algumas sugestões sobre os comportamentos que todos podemos adotar, incluindo eu e o Nuno, para deixar a nossa Terra mais saudável.

Porto da ilha de Cayo Levantado – República Dominicana

Vamos começar a respeitar todos os sinais instalados pela instituição de turismo da região que estamos a visitar. Estão lá por alguma razão. Estão lá para controlar as visitas e, que estas deixem o local igual ou melhor do que o encontraram.

Somos seres racionais e é fácil pensar que se não vamos deixar lixo no local, a solução passa por andar sempre com um saco na nossa mochila. Fazer por trazer o lixo connosco para depositar nos locais corretos e, se for o caso, aproveitar para limpar um pouco a paisagem. Há uns tempos atrás, vi no Instagram, uma iniciativa que me pareceu muito muito boa: mostrar em fotos o lugar quando chegaram e quando foram embora. Algumas das fotos eram completamente diferentes. Estamos a falar de lugares turísticos que quando a pessoa chega estão cheios de lixo no chão e, quando a pessoa sai, estão muito mais limpos.

Evitem usar ou comprar algo que tenha como embalagem plástico ou, se usarem, que seja algo que consigam reutilizar. Tudo o que for descartável, dispensem!

Oásis de Tozeur – Tunísia

Sempre que possível vamos andar a pé. Para conhecer um lugar não há melhor que um bom passeio a pé. Sim! Os transportes públicos, em algumas situações, são necessários mas, viajar também significa descobrir e para fazer isso nada como evitar transportes públicos ou privados.

Tentar não usar papel. É verdade que eu sou aquela turista que não resiste a um bom mapa/roteiro/guia mas é algo que estou a tentar evitar daqui para a frente. Somos uma geração com acesso a tecnologia de ponta. Os mapas podem ser pesquisados no telemóvel/tablet, os bilhetes de avião não necessitam de ser impressos e os das excursões, museus ou outras atrações turísticas, se possível, também podemos evitar de os imprimir e mostrar nas entradas no telemóvel.

Praia em Djerba – Hotel Seabel Aladin – Tunísia

Não vou mentir e dizer que nunca fiz turismo que envolvesse animais, não vou ser hipócrita a esse ponto. Mas posso dizer-vos o que me apercebi e que faz com que eu não queira mais esse tipo de experiências. Vi a forma como tratam os animais, vi prisão nos seus olhos, vi indiferença na cara dos donos dos animais. Posso dizer-vos: NUNCA MAIS!

Há várias formas de ver os animais e sem os perturbar. Por exemplo, quando fui à Madeira fiz um passeio de Catamarãn que cumpria todas as regras para não perturbar os animais. Os cuidados iam desde reduzir o barulho do barco em alguns locais e das pessoas não falarem alto até ao perímetro em que deveríamos ficar e não ultrapassar. Neste caso, e cumprindo todas as diretrizes, os animais é que se aproximavam de nós.

Passeio de barco ao largo da costa do Funchal – Portugal

Um pouco off-topic mas acreditem que a longo prazo vai fazer sentido: para quem acha que viajar com os filhos dá muito trabalho e que só o querem fazer quando eles forem mais velhos… ESQUEÇAM. Viagem com eles em todas as idades e vão criar adultos não só psicologicamente saudáveis, calmos e curiosos como vão ser também seres responsáveis e conscientes do seu impacto no mundo. Sim, é verdade que eu ainda não tenho filhos e muitos vão discordar de mim mas pelo menos acho que o esforço (que acaba por não o ser) vale a pena. E quero também acreditar que quando tiver os meus filhos, e tiver essa possibilidade, serei a típica mamma bear em viagem e os seus cubs sempre atrás 😛

Nascer do sol em Chott el Djerid – Tunísia

Uma coisa é estarmos num resort em regime de tudo incluído, outra é termos a oportunidade de fazer as refeições fora do hotel. Se este último for o caso, sugiro que tentem fazer estas refeições em lugares típicos e restaurantes locais. Vamos promover a economia local. Não vou dizer para não fazerem uma refeição num restaurante ou outro de fast food, mas podem encontrar opções, provavelmente mais baratas e mais saudáveis e, quem sabe, também vão estar a ajudar uma família.

O mesmo dizemos dos souvenirs.

Palmeiras em Las Terrenas – República Dominicana

Como eu própria me quero tornar uma viajante mais consciente do ambiente e da sua conservação, aceito também as vossas sugestões. Não estou nem perto de saber tudo, nem sou a turista perfeita e, por isso, conto convosco para me sugerirem melhores comportamentos nos comentários, para além dos referidos aqui.

Vamos ser melhores para o nosso planeta, vamos dar o exemplo, e torná-lo ainda melhor.

Praia de Samaná – Província da República Dominicana
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.