Como planear a próxima viagem?

Está a chegar a altura das férias e do tão esperado descanso. Mas, para que esse descanso não seja perturbado com algum contratempo, deixamos aqui a sugestão de tudo o que não devemos esquecer quando vamos de viagem e também algumas sugestões de segurança. Claro que muitas coisas dependem do país/cidade e altura do ano em que viajamos mas, há outras que são transversais a qualquer viagem.

Para além do bilhete de transporte, seja avião, barco, autocarro ou comboio, da estadia e do transfer/transporte para o alojamento (caso seja necessário), algo que recomendo sempre a fazer é: um seguro de viagem. Claro que queremos que as nossas férias corram bem contudo, na eventualidade de algo acontecer é sempre bom estarmos prevenidos com um seguro associado aos dias de viagem e que beneficiem todo o grupo com que viajam. Há muitos seguros por onde escolher, mas vai sempre depender do destino, do que querem fazer em viagem, etc. Recomendo-vos uma boa pesquisa para saber qual o melhor para ti, para a tua família ou para o teu grupo de amigos.

Aqui podem pesquisar sobre os seguros de viagem da IATI. Se reservarem através deste link, damos um desconto de 5%.

Depois destes detalhes todos resolvidos, chega a altura de decidir o que fazer em viagem. Normalmente, o que eu faço, é uma pesquisa sobre os locais mais visitados (e alguns menos conhecidos), faço uma lista e depois divido por áreas de forma a distribuir essas zonas por dias, criando assim, um roteiro (isto no caso de ser uma viagem para uma cidade e se o objetivo for conhecer o máximo de lugares possível).

Planeamento do primeiro dia da viagem a Londres – Nov ’15

Se for o tipo de férias que ficamos hospedados num hotel em regime de TI o que eu costumo fazer é (vamos considerar só uma semana de férias): escolher 2/3 dias no máximo e pesquisar as melhores excursões/ atividades/ visitas com guias (geralmente) para poder conhecer o país/cidade escolhidos.

Por exemplo, quando eu e o Nuno viajamos para a Tunísia ficamos num hotel em regime de TI e, depois da apresentação no hotel sobre as excursões que o operador turístico tinha, escolhemos 2 dias e meio para as excursões que queríamos fazer. Sim, é verdade que perdemos estes dias de hotel life mas valeram cada cêntimo. Estas excursões podem ser planeadas antes da viagem acontecer como foi o caso da nossa viagem para Samaná, em que compramos os bilhetes com muita antecedência ou, no dia a seguir à chegada ao destino, como foi o caso de Djerba.

Podem também saber mais sobre algumas excursões de viagens, da empresa Get Your Guide, aqui.

Depois de todo este planeamento, o que é que falta? Fazer a mala!

Não me vou alongar muito no tópico de como diminuir o peso e volume da mala, porque o Nuno já falou disso aqui. Mas aquilo que é indispensável numa mala é: calças/calções, t-shirts, roupa interior, sapatilhas confortáveis, chinelos, produtos de higiene, fato de banho, protetor solar e after sun – SEMPRE! – , (principalmente para quem tiver uma pele como eu que fica logo tipo lagosta com 5 minutos de praia), óculos de sol, chapéu, mochila, roupa confortável, livro, elásticos para o cabelo etc.

Nunca esquecer o carregador de telemóvel e uns fones para poder ouvir música no avião, por exemplo.

Algo que eu acho essencial é o cartão revolut (mais sobre o cartão aqui neste artigo do Nuno). Depois de ter pago taxas absurdas quando levantei dinheiro na Tunísia, este cartão passou a ser um dos meus melhores amigos.

Documentação necessária para viajar: passaporte, cartão de cidadão, cartão europeu de seguro de doença (mais sobre isto aqui), bilhetes e qualquer outra documentação que a vossa agência vos forneça.

Medicação: não esquecer, principalmente se viajarmos para locais mais exóticos. Eu não dispenso o repelente, o anti-histaminico, anti-inflamatório ou analgésico, pensos rápidos, anti-hemético e anti-diarreico.

Kit de primeiros socorros de viagem

O básico que nunca devemos deixar para trás são: lenços de papel, uma garrafa para água reutilizável, aloquetes para as malas, máquina fotográfica e carregador, secador/ferro do cabelo caso o hotel não tenha (mas é algo que, em viagem, eu dispenso), sacos para o lixo e para a roupa suja, toalhitas, powerbank, entre outros.

Por fim, mas não menos importante, e porque gosto de ser uma pessoa prevenida, tenho sempre alguns cuidados principalmente quando viajo sozinha.

Uma das coisas que faço é, para além das informações na minha mochila, ter sempre um papel comigo (fora da mochila) com a morada do local em que estou hospedada para o caso de me perder ou no caso de assalto e ficar sem as minhas coisas (pois é, não podemos só pensar que vai correr tudo bem).

Desde que tenho o cartão revolut que não o faço tanto mas, tento sempre guardar dinheiro em sítios diferentes. Ou seja, algum dinheiro guardado na carteira, outro na mala, e outro (porque às vezes consigo ser um pouco paranóica), dentro do sapato/meia.

Antes da viagem, uns dias, tiro foto de todos os documentos que necessito em viagem e envio para o meu próprio email (tenham a certeza que sabem a password para aceder à vossa conta porque se forem como eu que tenho sempre o email aberto no telemóvel e no computador, podemos esquecer esse detalhe). O email é uma ferramenta que podemos ver em qualquer lugar, desde que haja internet e, no caso de um assalto ou se perdermos a nossa documentação conseguimos com mais facilidade e rapidez, resolver esta situação na polícia ou no consulado do nosso país, no país de destino.

Tentem sempre estar atentos à vossa mochila e, deixando a mala no hotel, deixem os itens de valor no cofre.

Antes da viagem façam o download de uma app que tenha disponível mapas para consulta offline, já que os tarifários dos dados móveis das operadoras para países fora da Europa são muito caros.

Estas são as nossas sugestões para uma viagem sem percalços ou, caso aconteçam, algumas sugestões também para poderem resolver rapidamente os contratempos em viagem.

Têm mais sugestões para uma viagem mais tranquila? Deixem nos comentários que a equipa do Instruções para Viajar agradece.

Desejo-vos a todos viagens seguras e tranquilas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.