12 razões para viajar em Portugal

Muitas vezes ouvimos a expressão “Vamos para fora cá dentro” quando alguém quer dizer que as suas férias serão passadas dentro de Portugal. Engraçada esta expressão! De facto, mesmo tendo um período de férias no nosso país, e perto de casa, conseguimos sentir-nos distanciados o suficiente para conseguir um bom descanso. E este país tem tanto para se ver e conhecer!

Deixo-vos aqui 12 razões para visitar Portugal, o nosso maravilhoso país!

1- Tempo limitado

Para quem não tem muitos dias de férias, viajar em Portugal pode ser uma ótima opção. Em 2 ou 3 horas conseguimos percorrer uma boa distância de carro. Por vezes, até muito perto de casa se encontram pequenos paraísos que nos proporcionam umas ótimas férias ou fins-de-semana prolongados.

2- Medo de andar de avião

Para quem tem pânico de andar de avião, poder viajar de carro pelo nosso país é excelente e ainda dá a possibilidade de visitar várias cidades durante os dias que temos disponíveis e aproveitar as vistas da extensa costa do Atlântico e Mediterrâneo, mas também, do interior.

3- Barreira linguística?

Viajar ‘cá dentro’ é, normalmente, a primeira escolha para quem não sabe ou não se sente confortável em falar outra língua. Cá, temos a certeza que a barreira linguística não existirá e não irá atrapalhar as férias. Será sempre mais fácil fazer um pedido num restaurante, num alojamento ou até na praia.

4- Clima

O clima no nosso país é espectacular. É um dos países europeus com temperaturas mais amenas e mediterrâneas. Por isso, ao viajar por terras lusitanas há uma grande probabilidade de ter tempo de sol e calor, principalmente no verão. Ou então, se a preferência for de viajar em tempo mais frio, em certas regiões podem conseguir uma paisagem cheia de neve para aproveitar para fazer alguns desportos de inverno e o típico boneco de neve. Aqui, há um bocadinho de terra para todos os gostos.

Praia de Espinho

5- História

Estamos a falar de um país com milhares de anos de história. Os registos de como país vão até à Baixa Idade Média, falando de Portugal só como terra física a história remonta 500 000 anos. Por esta razão, não há como errar ao escolher o distrito/cidade/aldeia para passar uns dias. Se um dos seus interesses for história, em cada cantinho irá conseguir ver pedaços de história a contar.

6- Gastronomia

Preciso referir mais alguma coisa? Para quem for um bom garfo, que é como quem diz, um bom amante de comida, este é o destino ideal. Estamos a falar de uma dieta mediterrânea com excelente pão, azeite, sopas e cozidos, enchidos, temperos, peixe e marisco reforçando a bela da sardinha, doces, vinho, já para não falar das 1001 formas de cozinhar bacalhau. Não é há toa que os turistas estrangeiros ficam maravilhados com a nossa comida e prometem voltar muitas mais vezes.

7- Viajar com amigos

Para quem planeia uma viagem de grupo com amigos, mais uma vez, não sair do país é uma ideia. A nível de preços, geralmente, o nosso pedaço de terra tem uma relação qualidade-preço muito boa e, é muito acessível comparado com outros destinos. E, claro, num grupo de amigos nem todos tem as mesmas possibilidades monetárias, por essa razão, fazer uma viagem em que se consiga dividir despesas como numa road trip é uma boa forma de incluir todo o grupo.

Road trips para Aguieira em Coimbra e para os Passadiços do Paiva em Castelo de Paiva

8- Bons alojamentos

Nos últimos anos têm surgido cada vez mais alojamentos portugueses e com muita qualidade. Claro que devemos sempre ter cuidado com o que escolhemos mas, regra geral os hotéis e alojamentos locais estão a ficar com melhores condições. De Norte a Sul do país, existem alojamentos para todos os gostos, desde os mais acessíveis aos mais dispendiosos, dos mais simples aos mais luxuosos e desde o interior ao litoral.

Montebelo Aguieira Lake Resort 5* – Distrito de Coimbra

9- Praias

Para quem prefere viajar ou passar férias no verão (isto é, quase toda a gente) as nossas praias fazem as delícias desde as crianças até ao cidadão mais sénior. Desde a zona norte até ao Algarve, este cantinho do Atlântico foi abençoado com uma costa que se estende por 943 km no continente, 667 Km nos Açores e 250 Km na Madeira. Para além de se conseguir ir a banhos, as paisagens são lindíssimas conseguindo-se observar falésias, dunas, areais, etc. E resta-me referir a água quentinha que conseguimos ter no sul (mas, só mesmo no sul). Sendo justos, mergulhar nas praias do norte, pode ser comparado a 1000 agulhas a espetarem no nosso corpo. São praias lindas mas muito, muito frias. Contudo, na região do Algarve temos praias com água a temperaturas amenas.

10- Paisagem Campestre / Turismo Rural

Não só somos afortunados com praias lindíssimas, também temos paisagens campestres de cortar a respiração. É, sem dúvida, uma das maiores riquezas que podemos apresentar aos turistas. Temos planícies, montes e vales, barragens, vinhas, herdades, etc. Tudo para conseguir umas férias calmas e, é ideal para quem não gosta de praia ou prefere algo para uns dias de descanso e silêncio.

Barragem do Azibo em Macedo de Cavaleiros – Distrito de Bragança

11- Ilhas

O arquipélago dos Açores e da Madeira são perfeitos para uma escapadinha de 3 ou 4 dias. Pessoalmente só visitei a ilha da Madeira mas, tenho ouvido relatos em como a ilha de Porto Santo e as ilhas do Açores são espectaculares e com paisagens maravilhosas.

Jardim Tropical Monte Palace no Funchal – Madeira

12- Espirito hospitaleiro

Não há povo que receba tão bem como o português. Visitar outras cidades que não a nossa, é estar fora de casa mas sentir-se em casa. Portugal é familiar e é amizade. Cá, jantamos num restaurante e ficamos amigos do dono, ficamos hospedados num alojamento local e se lá voltarmos a pessoa que nos recebeu ainda se vai lembrar de nós e vai tratar-nos como se fossemos familiares, na praia vai haver sempre alguém que fique a tomar contas das nossas coisas enquanto vamos à água e o senhor dos gelados ou da Bola de Berlim vai tratar-nos sempre bem.

Como vêm são tudo excelentes razões para “ir para fora cá dentro” durante uns dias. E vocês? Lembram-se de mais alguma razão para viajar no nossa incrível país? Fico à espera das vossas dicas nos comentários, porque ainda há muito verão para aproveitar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.