Consulta do Viajante: quando e onde fazer?

Quando se viaja para países distantes e exóticos é fundamental que se obtenha um aconselhamento médico adequado, como forma de ter acesso a recomendações de cuidados de saúde, higiene, medicação preventiva ou, se necessário, a toma de vacinas.

Uma ferramenta extremamente útil é o Portal das Comunidades, onde tens várias recomendações de segurança para todos os países, incluindo situação política, contactos das embaixadas, cuidados de higiene e as vacinas aconselhadas.

No caso da tua viagem ser dentro da Europa, à partida, não existe necessidade de realizar a consulta. No entanto, recomendo que obtenhas o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), ou te certifiques que este está dentro da validade.

Onde fazer?

Existem várias opções disponíveis, adequadas a todos os orçamentos, o acesso a estas consultas pode feito através do sistema público ou privado, e mesmo dentro destas duas áreas, a oferta é extensa.

Sistema Nacional de Sáude

  • Maioria dos hospitais públicos
  • Centros de Vacinação Internacional/Medicina Tropical

O custo é o mesmo de uma consulta normal no SNS, se fores isento(a) é completamente gratuita. Clicando aqui tens acesso aos locais do SNS onde podes realizar a consulta do viajante na região Norte do país, com os respetivos contactos. Não consegui encontrar online listas semelhantes para as restantes regiões, pelo que deves entrar em contacto com o Centro de Vacinação Internacional mais próximo.

Privado

  • Grupos de saúde privados (Trofa Saúde, CUF, Lusíadas, Luz Saúde, etc. Porém, aqui o custo é, por norma, bastante elevado)
  • Seguros de saúde (sei que alguns seguros, como é o caso da Multicare, oferecem consulta do viajante gratuita através do telefone, sendo que as prescrições são enviadas por email. Se tiveres um seguro de saúde recomendo que te informes junto da linha de apoio ao cliente)

Quando fazer?

Qualquer que seja o destino, é recomendado que a consulta do viajante seja realizada pelo menos 30 dias antes da viagem, pois caso sejam necessárias medicações preventivas ou vacinas, estas devem ser tomadas com alguma antecedência para que os anticorpos necessários ao combate da doença que estamos a tentar prevenir tenham tempo de se formarem. Para além disso, a marcação da consulta em si deve ser feita também com antecedência, pois as vagas tendem a ser limitadas.

Que documentos preciso?

  • Cartão de Cidadão (número de utente)
  • Boletim de Vacinas

Seguro de viagem

Para além de todas as recomendações da consulta do viajante, é aconselhada a realização de um seguro de viagem que possa cobrir eventuais acidentes ou doenças em viagem, assim como outros incidentes ou desastres naturais que possam acontecer. Recomendo o seguro de viagem da IATI, que aderindo aqui tens 5% desconto no preço de tabela por seres nosso leitor(a).

Agora que estás preparado(a) para viajar de forma segura, prevenida e consciente, encontra o voo mais barato para a tua aventura com a ajuda da momondo.

One Reply to “Consulta do Viajante: quando e onde fazer?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.